Este ano, a Convención Hermanos Menonitas del Paraguay completou 50 anos. O Pastor Dario Ramírez, Presidente da conferência e representante do ICOMB, expressou: “Meu coração está muito feliz e alegre. Vemos como Deus tem sido fiel em nossa convenção e nossas igrejas, e como Ele acompanhou esse processo por 50 anos. Hoje, celebramos com mais de 60 igrejas e 3.766 membros, sem contar crianças e adolescentes. Contando esses setores, tínhamos aproximadamente 7.500 pessoas frequentando nossas igrejas antes da pandemia. É um grande privilégio.”
No âmbito das comemorações do aniversário, a noite de celebração final foi um destaque. Com muita organização e respeitando os protocolos sanitários, convidados especiais, amigos, pastores e os pioneiros da Convenção estiveram presentes no templo da igreja El Refugio.
Um segmento musical de corais antigos deu início à programação, seguido de um videodocumentário sobre os 50 anos da Convenção. Como reconhecimento especial, os pioneiros receberam uma placa especial. Entre os homenageados estavam Rodolfo e Hilda Plett, Alfredo e Ingrid Klassen, e a filha de Alberto e Anna Enns em nome deles. Também foram reconhecidos os presidentes da Convenção de todos esses anos, dentre eles Luis e Teresa Alum, Sixto e Cirila Mencia, Juan e Elfriede Veron, Maximo Abadie, Oscar e Doris Peralta, e Dario e Norma Ramirez. Além disso, agradeceu as famílias Walde, Rempel e Siemens, que apoiam o trabalho.
Uma breve reflexão, uma oração poderosa e louvores como gratidão a Deus foram os componentes finais da noite, em que a bondade, fidelidade e misericórdia de Deus para com a amada Convenção foram evidenciadas, reconhecidas e agradecidas. Deus motiva e abençoa a Convenção para continuar sendo a mão visível dele.
“Foi uma honra receber todas essas pessoas para celebrar o que Deus fez com a Convenção nesses 50 anos; para nós, é uma oportunidade de mostrar o quão bom Deus tem sido. Ele nos permitiu atravessar montanhas e vales, mas continuamos caminhando. Hoje é uma celebração da fidelidade de Deus, e projetamo-nos por muitos mais anos.” - Pastor Edgar Klassen, membro do Comitê Executivo.
“Foi uma festa espiritual, e sentimos gratidão, sobretudo, por esses 50 anos, ao olharmos para trás para ver a fidelidade de Deus e nos projetarmos para o que Ele preparou. Quando conversávamos com a Comissão sobre como celebrar o aniversário durante uma pandemia foi um desafio, gostaríamos de festejar todos juntos, com todas as igrejas do interior e da capital, mas Deus quis assim. E a pandemia não tira o valor do que estamos a desfrutar hoje, pelo contrário, é mais um motivo de gratidão, pois ainda podemos festejar.” - Pastor Efrain Mencia, membro do Comitê Executivo.
50 anos, 50 novas igrejas
O desafio que Deus deu aos líderes para cumprir o sonho dEle para a convenção foi plantar 50 novas igrejas, como um presente pela fidelidade do nosso Deus. O comitê executivo e os pastores assumiram esse compromisso, e hoje já existem 14 pontos missionários prestes a se tornarem igrejas, com pessoas sendo batizadas e pessoas envolvidas no ministério.
Metas para os próximos anos
“A meta da Convenção para os próximos anos é abrir 50 igrejas e um instituto bíblico. Queremos também uma formação mais constante e eficiente dos pastores, pois precisamos estar atualizados em termos de preparação e inovações. Outra meta é ter uma sede central para a Convenção, para podermos comemorar juntos em um só lugar, em nossa própria casa.” Pastor Darío Ramirez.